quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estudantes do interior do Ceará criam reator de biodiesel sem uso de eletricidade por R$ 80

Antes do experimento dos alunos, o reator mais barato do mercado custava R$ 3 mil (FOTO: Arquivo pessoal/Ricardo Fonseca)Processo foi feito com a adaptação de corote, recipiente utilizado por caminhoneiros para armazenar água e são produzidos 19 L de biodiesel e 5 L de glicerina

Não saber o que fazer com o óleo de frituras depois de utilizado é um problema que atinge a população, já que as consequências de seu descarte causam danos ao Meio Ambiente. Mas você sabia que o resíduo  – que constantemente  é despejado em rios, no solo e nas redes de tubulações –  é uma excelente matéria-prima para a produção de biodiesel?

Com um reservatório de água para caminhão, vassoura, polia, madeira, garrafa plástica e muita força de vontade, estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFCE) resolveram criar um reator de baixo custo para produzir biodiesel. A ideia surgiu há cerca de três anos e está fazendo a diferença em Juazeiro do Norte, a 535 quilômetros de Fortaleza.

A iniciativa começou a partir de pesquisa feita pelos próprios alunos na Região do Cariri. “Queríamos saber a quantidade de óleo que os moradores da Zona Rural usavam por mês, se descartavam muito e como era feito o descarte. Até que surgiu a iniciativa de produzirmos biodiesel a partir desse óleo”, explica Allana Lucena, de 18 anos, estudante de Eletrotécnica do instituto.
Primeiro, decidiram reciclar o óleo de cozinha, utilizado diariamente por agricultores, para produzir biodiesel, glicerina e sabão. Transformar óleo em biodiesel não é mais “novidade”, segundo a aluna. Mas, obter glicerina, bastante usada para produção de cosméticos, e sabão a partir dos resíduos liberados após a transformação do óleo, e o baixo custo do equipamento são os diferenciais do projeto.

“Buscando possibilitar que qualquer pessoa possa reciclar o óleo comestível usado, produzindo seu próprio biodiesel, foi arquitetado um reator de baixo custo e de fácil implantação”, diz o professor do IFCE, Ricardo Fonseca.

0 comentários:

Postar um comentário